Filhos de Jair Bolsonaro são força poderosa que está reformulando a política brasileira, diz FT

"Dado que os filhos não podem ser demitidos, os analistas preveem que sua influência continuará a crescer até a intervenção de outra facção dentro do governo, como os militares", diz o jornal

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em matéria publicada nesta semana, o jornal britânico Financial Times destaca o surgimento da “dinastia” Bolsonaro, com a grande influência e poder que os três filhos do presidente têm, dizendo que “seus três filhos surgiram como uma força poderosa que está reformulando a política brasileira”.

O texto começa “definindo” cada filho de Jair Bolsonaro: “um é conhecido como o ‘pit bull’. Outro está envolvido em um escândalo de corrupção. O terceiro é um entusiasta de armas de direita que busca difundir um movimento populista em todo o Brasil e na América Latina”.

A publicação diz que este cenário alimenta “o medo de [os filhos] exercerem influência política indevida e está consolidando uma nova dinastia política em um continente com uma longa e contenciosa história de política familiar”.

Continua depois da publicidade

Segundo a professora de política da Universidade Federal de São Paulo, Esther Solano, “a situação que temos é que votamos em um presidente, mas na verdade seus filhos têm poderes governamentais. Temos um clã familiar no governo”.

E de acordo com o Financial Times, uma das razões de porque tudo isso tem sido algo tão controverso é porque Flávio, Carlos e Eduardo têm sido muito sinceros desde a posse de seu pai em janeiro. Situação diferente do que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, onde Ivanka Trump e Jared Kushner, filha e genro do presidente, mantém um perfil discreto.

A publicação cita ainda o professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maurício Santoro, que diz que “em geral, os resultados dessas dinastias nunca são bons para os países”, e conclui afirmando que “dado que os filhos não podem ser demitidos, os analistas preveem que sua influência continuará a crescer até a intervenção de outra facção dentro do governo, como os militares”.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.