Rodrigo Maia está fora da articulação política do governo, diz líder do DEM na Câmara

Elmar Nascimento afirmou que a paciência dos deputados "acabou" e que não existe mais interlocução: "o ambiente na Câmara é muito ruim"  

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista publicada pela Bloomberg, o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), confirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não vai ser articulador político de governo. 

“Rodrigo Maia já comunicou para a gente que ele não vai ser articulador político de governo”, disse o deputado, ressaltando que o deputado “está fora de ser esse interlocutor” e “está no quadrado dele como presidente da Câmara”.

Nascimento afirmou que a paciência dos deputados “acabou” e que não existe mais interlocução. “O ambiente na Câmara é muito ruim”, completou. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já o líder do PP na Câmara, Arthur Lira, que comanda a terceira maior bancada, disse em entrevista à Bloomberg  que os partidos pediram a Maia que deixe de atuar na busca de votos para o governo. “Pedimos que Rodrigo se recolha à sua função institucional e que saia da articulação que ele tomou para si, por responsabilidade com o país”. 

“Este não é o papel dele, quem tem obrigação de viabilizar a nova Previdência e correr atrás de votos é o governo”, completou. 

Esta sexta-feira foi marcada pelo noticiário movimentado sobre a relação entre o governo e Rodrigo Maia. Segundo o Estadão, Maia ligou para o ministro da Economia ameaçando deixar a articulação política da Reforma da Previdência após insatisfação com o governo. Mesmo assim, ele fez um tuíte em que afirmou: “Nunca vou deixar de defender a reforma da Previdência”. 

Continua depois da publicidade

Contudo, minutos após o tuíte, Maia disse em entrevista à Folha que a responsabilidade pelos votos da Previdência é de Bolsonaro, em mais uma sinalização de falta de união pela proposta. “O papel de articulação do executivo com o parlamento nunca foi e nunca será do presidente da Câmara”, disse ele para a colunista Mônica Bergamo.

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta GRATUITA na XP.

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.