Toffoli abre inquérito para apurar “notícias fraudulentas” e ameaças contra ministros do STF

Presidente do Supremo diz que investigação tramitará em sigilo e ficará sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, anunciou, nesta quinta-feira (14), a abertura de um inquérito criminal para apurar a possíveis “notícias fraudulentas”, ameaças e denunciações caluniosas, difamantes e injuriantes contra a corte, seus membros e familiares.

O magistrado determinou que a investigação tramitará em sigilo e ficará sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que poderá requerer à presidência do Supremo a estrutura material e de pessoal necessária para a respectiva condução.

Segundo Toffoli, o inquérito apurará as infrações “em toda a sua dimensão”. O caso pode atingir até mesmo procuradores e parlamentares.

Continua depois da publicidade

A decisão baseou-se no regimento interno do Supremo e vem em resposta a ataques e ameaças sofridos pelo tribunal, principalmente internet, em meio ao julgamento sobre a competência da Lava Jato para julgar casos de corrupção com conexão a crimes eleitorais.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.