Da comunicação à articulação política: quais são as perspectivas para a aprovação da reforma da Previdência?

Três semanas após ser apresentada pelo governo, proposta terá seu primeiro momento importante na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, com a instalação das comissões permanentes, pontapé inicial dos trabalhos na Casa

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Após mais de um mês de trabalhos na nova legislatura, a Câmara dos Deputados deverá instalar as comissões permanentes nesta quarta-feira (13), o que marca o início da tramitação da reforma da Previdência três semanas depois de seu envio. As discussões, porém, ficam para a semana seguinte, quando está prevista a entrega do projeto que trata da aposentadoria dos militares.

A reforma previdenciária terá caminho longo e duro na casa legislativa e exigirá do governo capacidade de articulação, já que são necessários no mínimo 308 votos para que siga para apreciação pelo Senado Federal e, enfim, entre em vigor. Mas será que o governo está fazendo sua lição de casa? O que esperar para os próximos dias e meses?

Para analisar o horizonte para a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), as estratégias política e de comunicação até o momento adotadas pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) e os tropeços e disputas internas deste início de gestão, o InfoMoney recebeu o jornalista e consultor político e econômico Thomas Traumann para uma entrevista ao vivo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja a íntegra do bate-papo pelo vídeo abaixo:

Thomas Traumann é jornalista e consultor de comunicação. Trabalhou nas redações da Folha de S.Paulo, Veja e Época, foi ministro de Comunicação Social do governo Dilma e participa de pesquisas na Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP) sobre a influência das mídias sociais no debate político. É autor do livro “O Pior Emprego do Mundo”, sobre ministros da Fazenda e crises econômicas.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.