Davi Alcolumbre derrota Renan Calheiros e outros 4 candidatos, e é eleito presidente do Senado, com 42 votos

Apoiado pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), senador foi eleito em primeiro turno, com 42 votos

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO –  Após um longo impasse, sucessivos enfrentamentos entre os parlamentares em dois dias de sessões e a até ocorrência de fraude em uma tentativa de realização da votação, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito, neste sábado (2), presidente do Senado Federal para os próximos dois anos.

O parlamentar contou com o apoio do ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), articulador político do governo Jair Bolsonaro – que buscou posição mais distante da disputa e prometeu não interferência por parte do Planalto.

Em votação secreta, realizada por cédulas, o parlamentar derrotou os candidatos Fernando Collor (Pros-AL), que recebeu 3 votos; Reguffe (sem partido-DF), com 6 votos; Angelo Coronel (PSD-BA), com 8 votos; Esperidião Amin (PP-SC), com 13 votos; e Renan Calheiros (MDB-AL) – que tentava retornar ao comando da casa legislativa pela quinta vez e renunciou à candidatura no meio da votação. O emedebista recebeu 5 votos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alcolumbre recebeu 42 votos, em um universo de 77 senadores que votaram. Apesar da garantia do sigilo do voto, uma série de apoiadores do amapaense declarou abertamente seu voto e exibiu a própria cédula preenchida antes de depositá-la na urna em plenário.

O parlamentar exercerá o comando do Senado Federal e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.