Haddad é rejeitado por 52%, contra 34% de Bolsonaro, diz XP/Ipespe

Grupo de eleitores que dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro cai 25 pontos percentuais em duas semanas, contra 13 p.p. de recuo na rejeição a Haddad. Quadro reforça dificuldades para campanha petista

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Além de confirmar o amplo favoritismo de Jair Bolsonaro (PSL) na reta final da corrida presidencial pelos quadros de intenção de voto, a pesquisa XP/Ipespe desta sexta-feira (19) mostra uma redução mais acentuada na rejeição ao deputado federal em comparação com seu adversário, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), o que pode trazer ainda mais dificuldades ao candidato petista para reverter o cenário atual.

Leia também: Bolsonaro lidera com 58%; Haddad só vence no Nordeste e entre menos escolarizados

Segundo o levantamento, o grupo de eleitores que diz que não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum agora alcança a marca de 34%. Duas semanas atrás, o percentual estava em 59%. Pouco antes do atentado a facada que foi vítima durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), o militar da reserva chegou a ver sua rejeição bater 62%, em seu maior patamar. A melhora de Bolsonaro neste indicador amplia seu favoritismo na disputa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O gráfico abaixo mostra a evolução da avaliação do eleitorado sobre Bolsonaro:

ipespe1910d
Fonte: XP/Ipespe (BR-05349/2018)

Haddad também diminuiu sua rejeição, mas o movimento foi mais tímido que o de seu adversário. Duas semanas atrás, 65% dos eleitores diziam não votar no petista de jeito nenhum. Hoje, este grupo representa 52% do eleitorado, segundo a mais recente pesquisa XP/Ipespe. A diferença entre a rejeição aos candidatos, que era de 6 pontos percentuais, passo a ser de 18 pontos.

Continua depois da publicidade

O gráfico abaixo mostra a evolução da avaliação do eleitorado sobre Haddad:

ipespe1910e
Fonte: XP/Ipespe (BR-05349/2018)

A pesquisa XP/Ipespe foi feita entre 15 e 17 de outubro e e ouviu 2.000 entrevistados de todas as regiões do país, por telefone. O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2,2 pontos percentuais.

Quer ganhar dinheiro nesta eleição investindo com corretagem ZERO? Abra sua conta agora na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.