Bolsonaro tem 59% dos votos contra 41% de Haddad, diz pesquisa; 70% veem candidato do PSL como o próximo presidente

Os eleitores de Bolsonaro também apresentam maior certeza de voto frente ao candidato petista, de 94% ante 89% de Haddad

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), assim como nas pesquisas apresentadas anteriormente, segue com uma larga vantagem no segundo turno – desta vez de 18 pontos percentuais – em relação ao seu adversário, Fernando Haddad (PT). Os seus eleitores também apresentam maior certeza de voto frente ao candidato petista. 

É o que mostra a mais recente pesquisa BTG Pactual/FSB, divulgada na madrugada desta segunda-feira (15). Foram entrevistados, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07950/2018.

No cenário de votos estimulado, levando em conta apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e abstenções), Bolsonaro tem 59% dos votos, ante 41% de Haddad. Ao considerar os votos totais, o candidato do PSL possui 51% dos votos, ante 35% do petista, enquanto 5% pretendem votar branco/nulo, 6% em ninguém/nenhum deles e 3% não sabem ou não responderam.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na intenção de voto espontânea, 49% apontaram votar em Bolsonaro e 30% em Haddad. Brancos e nulos somaram 4%, ninguém ou nenhum totalizaram 6%, enquanto não souberam ou não responderam totalizaram 10%.

A decisão de voto dos eleitores de Bolsonaro também é a maior, de 94%, ante 89% de Haddad, enquanto 76% disseram ter certeza de que não votarão em ninguém/nenhum e 69% estão certos de que votarão em branco/nulo.

Haddad registra a maior rejeição, com 53% dos entrevistados dizendo que não votaria no petista de jeito nenhum, ante 38% de Bolsonaro. 39% disseram que poderiam votar no petista, ante 7% que não conhecem e 1% que não respondeu; no caso do nome do PSL, 38% não votariam de jeito nenhum, 8% não conhecem e 1% não respondeu.

Continua depois da publicidade

Os eleitores também foram questionados dos motivos para votar nos candidatos. 84% dos que votarão em Bolsonaro apontam achar que ele é a melhor opção, ante 78% dos que votarão em Haddad. 10% dos ouvidos que votarão em Bolsonaro querem impedir a vitória do outro candidato, ante 15% dos que votarão em Haddad. 6% dos eleitores de Bolsonaro não souberam/não responderam, ante 7% dos eleitores do petista. 

Independentemente do voto, 70% dos eleitores acham que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil, ante 24% que acham que será Haddad, enquanto 6% não sabem ou não responderam. 

84% dos eleitores disseram que com certeza irão votar, 9% provavelmente irão votar, 1% provavelmente não irá votar e 6% com certeza não irão votar. 1% não sabe ou não respondeu. 

Proteja-se da instabilidade política: abra uma conta de investimentos na XP sem pagar taxas!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.