Vídeo de urna completando voto automaticamente em Haddad é falso, garante Justiça Eleitoral

"Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor", escreveu o TRE-MG. 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO — O vídeo circulando nas redes sociais que mostra o “preenchimento” automático de votos nas urnas para o candidato à presidência Fernando Haddad (PT) é falso, esclareceu a Justiça Eleitoral. A gravação aponta que a urna eletrônica sugere o candidato após o eleitor pressionar o dígito 1 na urna.

“Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela”, escreveu o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) em comunicado.

Filho de Jair Bolsonaro e candidato ao Senado do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro havia compartilhado o vídeo em seu portal do Twitter, mas apagou após o comunicado do TRE.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O TRE de Minas Gerais ainda alerta para outro boato que vem circulando, o de que os votos não são processados nas urnas do Estado: essa informação também é falsa. Dois modelos diferentes de urna estão em funcionamento em Minas Gerais e cada um tem uma velocidade de processamento diferente, explica o TRE. “A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008”, escreveu.

Leia também: Eleitores de Bolsonaro votam com armas e filmam urna; TSE já investiga

O TRE ainda liberou um vídeo em que um técnico explica como foi feita a montagem do vídeo. Assista a seguir.

Continua depois da publicidade

Ainda foram divulgados dois vídeos, cada um mostrando a votação em um dos modelos de urna. Assista a seguir.