João Amoêdo ganha chance de ir ao debate da Globo – mas depende de algo difícil de conseguir

Segundo o candidato, para ser convidado, ele precisa ter 6% das intenções de voto na pesquisa Datafolha do fim desta semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Desde o início da campanha, João Amoêdo (Novo) tem se esforçado para poder participar dos debates entre presidenciáveis, o que não acontece dada a baixa representação de seu partido no Congresso. Porém, na noite de segunda-feira (24) surgiu uma grande chance de ele fazer parte do grupo de candidatos no debate da Globo no dia 4 de outubro, o último antes do primeiro turno.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Em suas redes sociais, o candidato do Novo postou um vídeo em que diz que a TV Globo definiu os critérios para participação em seu encontro de presidenciáveis: ter pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa Datafolha que será realizada entre quinta e sexta-feira (28) desta semana.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O problema é que mesmo com essa chance, pelo histórico das pesquisas, ainda será muito difícil para Amoêdo conseguir participar do debate. Isso porque, até o momento, ele não conseguiu atingir este nível de intenções de voto em nenhuma pesquisa feita por nenhum grande instituto. O melhor desempenho dele foi na pesquisa BTG/FSB de 27 de agosto, quando registrou 4%.

No levantamento feito pelo Ibope e divulgado na noite de segunda-feira (24), Amoêdo aparece com 3% das intenções (mesmo resultado do último Datafolha), ou seja, ele precisa dobrar este número para conseguir ser convidado para o debate.

Vale ressaltar também que pela lei eleitoral todos os candidatos de partidos com mais de 5 parlamentares no Congresso são obrigados a serem convidados, ou seja, mesmo com baixa intenção de voto, Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Alvaro Dias (Podemos) poderão participar.

Continua depois da publicidade

Atualização: a matéria foi corrigida sobre a informação de que Marina Silva estava ameaçada de não participar do debate por não ter 5 parlamentares. Porém, por conta de sua coligação com o PV, a chapa chega a 6 parlamentares, ela poderá participar do debate.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.