Paulo Guedes cancela agenda e não fará palestras na Expert XP e na Ancham nesta sexta

Na véspera, o economista do presidenciável Jair Bolsonaro havia cancelado evento com investidores no Credit Suisse

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após cancelar na véspera a sua participação em uma reunião fechada com investidores no Credit Suisse, o economista Paulo Guedes – considerado o “posto Ipiranga” do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) -, cancelou a sua participação nesta sexta-feira (21) nos eventos da Amcham e da Expert XP 2018, em São Paulo.

A presença do coordenador do programa econômico de Bolsonaro era esperada às 9h30 na Ancham e às 14h na Expert XP. Vale ressaltar que a Expert XP contará no sábado com a presença dos economistas Pérsio Arida, Guilherme Mello e Nelson Marconi – responsáveis pelo programa econômico dos candidatos à presidência Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Ciro Comes (PDT), respectivamente. 

Outros economistas que acompanham os presidenciáveis também estarão no evento, além de nomes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton e grandes nomes no mercado como Márcio Appel (Adam Capital) e Luiz Alves Paes de Barros (Alaska) – confira a lista completa dos palestrantes no site oficial clicando aqui. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia mais: “Nova CPMF”: em que contexto a proposta de Paulo Guedes seria aceitável?

Agenda cancelada

Cabe ressaltar, que na segunda-feira (17), Paulo Guedes recusou o convite para participar do programa Roda Viva, da TV Cultura. Os cancelamentos da agenda ocorrem após um encontro de Guedes com agentes de mercado gerar ruídos na campanha para a presidência. 

No início da semana, o “posto Ipiranga” de Bolsonaro fez uma apresentação a uma plateia restrita reunida pela gestora independente GPS Investimentos e teria citado a intenção de implementar um novo imposto aos moldes da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), segundo informações publicadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

A situação gerou mal estar e ruído sobre a campanha de Bolsonaro, que telefonou para seu guru econômico para cobrar explicações sobre o assunto. Conforme o coordenador da campanha em São Paulo, deputado Major Olimpio, informou à Reuters, Bolsonaro não tinha sido consultado pelo economista sobre o assunto.

A declaração de Guedes sobre a CPMF gerou inclusive munição aos adversários de Bolsonaro : Alckmin disse que o imposto é um “tiro no pobre”, enquanto Ciro Gomes acusou Guedes de “instrumentalizar economicamente o fascismo”. Marina e Meirelles também criticaram a proposta. 

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Abra uma conta na Clear

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.