Paulo Guedes, provável ministro da Fazenda de Bolsonaro, defende “nova CPMF” e alíquota única de IR

Economista ainda apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Para uma plateia restrita em uma gestora independente, o economista Paulo Guedes – tido como o “posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro e o nome que comandará o Ministério da Fazenda caso o candidato do PSL seja eleito – anunciou na última terça-feira (18) as medidas econômicas que pretende implementar. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. 

O economista pretende recriar um imposto com as mesmas características da famigerada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), além de criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas, aplicando a mesma taxação na tributação da distribuição de lucros e dividendos. Por outro lado, estuda eliminar a contribuição patronal para a previdência que incide sobre a folha de salário – com a mesma alíquota. 

O economista ainda afirmou que está sendo auxiliado pelo economista Marcos Cintra — foi ele que o convenceu, por exemplo, a criar um imposto nos moldes da CPMF. O novo imposto se chamaria Contribuição Previdenciária e seria destinado a financiar o INSS. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Leia também: 
– “Por que votar em Geraldo Alckmin”, por Andre Lichtenstein
“Por que votar em Jair Bolsonaro”, por André Gordon
“Por que votar em Henrique Meirelles”, por Jason Vieira
– Por que votar em João Amoêdo”, por Pablo Spyer

Já segundo a coluna de Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo, Guedes ainda afirmou que pretende negociar para que a União receba 100% dos dividendos distribuídos pelo BNDES que hoje contribui com até 25% do lucro obtido. “Pagar juros de dívida só vendendo estatal é atraso de 30 anos”, disse ele.

Além disso, Guedes apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Abra uma conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.