Mesmo se Haddad “fracassar”, esquerda tem outro nome que promete abalar o mercado, aponta Eurasia

Possível fracasso do PT não sinalizaria menores chances de um candidato anti-mercado nas eleições; pelo contrário, uma vez que Ciro Gomes também está forte nas pesquisas, ressalta a consultoria

Lara Rizério

Brasília- DF 27-10-2016 Fernando Haddad (PT/SP) Prefeito de São Paulo durante entrevista no Palácio do PlanaltoFoto Lula Marques/ AGPT

Publicidade

SÃO PAULO – Enfim alçado como o candidato do PT às eleições em meio à impossibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser o nome da legenda, Fernando Haddad tem 60% de chances de ir ao segundo turno, provavelmente contra Jair Bolsonaro (PSL), aponta a consultoria de risco político Eurasia. 

Os analistas da consultoria destacaram a rápida ascensão de Haddad nas pesquisas tendo como base o Datafolha, levantamento em que ele passou de 4% em 22 de agosto para 9% no dia 10 de setembro. Isso em um momento em que ele ainda não tinha sido oficializado candidato e com 45% dos eleitores não sabendo quem Lula iria apoiar – número este que provavelmente cairá na próxima semana, já que Haddad será apresentado nas propagandas na televisão como “candidato de Lula”. 

Leia mais: Lula lança “Carta ao Povo Brasileiro” e pede votos para Haddad; leia a íntegra

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Apesar de sua prisão, Lula continua sendo um líder popular, com 39% dos eleitores no final de agosto dizendo que votariam nele. Segundo o Datafolha, 33% dos eleitores estão dispostos a apoiar quem quer que seja endossado por Lula, especialmente entre os mais pobres. Haddad tem muito espaço para crescer”, apontam os analistas. 

A Eurasia destaca que, se estiver certa sobre as suposições de rápida ascensão, poderia revisar os números para levar a uma maior probabilidade de sucesso da candidatura de Haddad. “Contudo, se estivermos errados e Haddad não ultrapassar seus concorrentes na próxima semana, prestaremos atenção ao candidato antirreformista Ciro Gomes, do PDT”, afirma a consultoria.

Eles apontam que Ciro, que subiu nas últimas pesquisas, está se tornando mais bem posicionado para se beneficiar do possível fracasso do PT, possivelmente mais do que a “quase-reformista” Marina Silva (Rede), que tem caído nas pesquisas.

Continua depois da publicidade

Caso essa tese da Eurasia se confirme, o fracasso do PT não reduziria necessariamente o risco de um candidato antirreformista vencer a eleição, aponta a Eurasia. “Na verdade, isso pode aumentar essas chances, já que Ciro, sem os passivos de corrupção associados ao PT, é mais competitivo em um possível segundo turno contra Bolsonaro do que Haddad”, concluem os analistas.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.