“Em nenhum momento preguei golpe militar”, diz Mourão, vice de Bolsonaro, em sabatina

Ao falar sobre o ataque sofrido por Bolsonaro em sabatina no canal por assinatura, Mourão buscou adotar um tom pacificador: "não adianta haver confronto neste momento, não faz bem para ninguém e é péssimo para o país."

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em sabatina realizada na noite da última sexta-feira (7) pela GloboNews, o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, o general da reserva Hamilton Mourão, negou que tivesse pregado o golpe militar em algum momento. 

Em palestra no ano passado, Mourão gerou polêmica ao falar sobre a possibilidade de uma intervenção militar no país em eventual situação de “caos” nacional e crise política mas, nesta sexta, o candidato a vice buscou esclarecer sua posição e afastar a possibilidade de um golpe. 

“(…) Ficou aquela ideia de que eu estava pregando um golpe militar. Essa foi a ideia que foi passada. E eu, em nenhum momento, preguei golpe militar. É uma questão de, quando você olha a missão constitucional das Forças, tem uma missão que (…) é a garantia dos poderes constitucionais. Como é que a gente garante os poderes constitucionais? Mantendo a estabilidade? E, se um Poder não consegue mais cumprir a sua finalidade, o que nós fazemos? Então é uma discussão que nós temos tido ao longo dos tempos, porque está escrito na Constituição”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ele ainda afirmou que o Brasil tem quatro objetivos nacionais permanentes: integridade do território, integridade do patrimônio, democracia e paz social.  “Quando você fala em integridade do território, integridade do patrimônio, é defesa da pátria. E quando você fala democracia e paz social, você está dentro das outras duas missões, que é a garantia dos poderes constitucionais e a garantia da lei e da ordem”, prosseguiu.

Questionado pelos entrevistadores que as Forças Armadas poderiam intervir por solicitação de um dos Poderes, e não por conta própria, Mourão fez um contraponto ao destacar uma situação hipotética de anarquia, mas afirmou que esse não é o momento atual do País. 

Ao falar sobre o ataque sofrido por Bolsonaro na última quinta-feira, Mourão buscou adotar um tom pacificador: “nós estamos lançando pequenos vídeos, fazendo contato com os cabeças de chave nos diferentes estados e passando a palavra de ordem: reduzir as tensões. Não adianta haver confronto neste momento, não faz bem para ninguém e é péssimo para o país.”

Continua depois da publicidade

Leia mais: 

Quais são os impactos políticos do ataque a Bolsonaro em MG?
– Por que a bolsa disparou após Bolsonaro ser esfaqueado?
– Jornais estrangeiros repercutem facada contra Bolsonaro, “o Trump brasileiro”
– Perfil do Facebook de acusado de esfaquear Bolsonaro tem postagens contra o candidato

Quando o assunto foi reforma da previdência para os militares, Mourão disse que o gasto previdenciário dos militares tem diminuído e que, agora, consideram-se outras hipóteses como o aumento do tempo de serviço. “Eu tenho 65 anos e tenho certeza que poderia ter ficado mais 5 anos no Exército. Sem problema nenhum. A questão do pensionista, porque continua a pensão até morrer. Eu estou pagando, mesmo que eu não tivesse para quem deixar. Então a pensionista também continuar pagando isso. São algumas ideias que nós discutimos com a área técnica do governo. Então, todos terão que ceder alguma coisa em uma reforma da Previdência.”

Ao falar sobre privatizações, ele apontou não achar que a Petrobras deva ser inteiramente privatizada. Já em relação ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, ele destacou ser uma questão de não haver uso político dessas instituições. “Eles têm funcionários competentes, capazes, que têm condições de gerenciar essas instituições”, afirmou. 

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.