Lula tem 30% dos votos e Bolsonaro possui 21%, aponta pesquisa; potencial de voto de Haddad vai até 34%

Apoio maior ao ex-prefeito de São Paulo aparece em um cenário em que ele é apoiado pelo ex-presidente Lula

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Nova pesquisa DataPoder360 divulgada nesta quinta-feira (30) pelo site Poder360 mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o levantamento com 30% dos votos, sendo seguido por Jair Bolsonaro (PSL), que tem 21% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) aparecem embolados na terceira posição, com 7%, 7% e 6%, respectivamente, das intenções de voto, enquanto Alvaro Dias (PODE) tem 3%. 

Henrique Meirelles (MDB) e Cabo Daciolo (Patriota) estão empatados: cada 1 têm 2% das intenções de voto, enquanto João Amoêdo possui 1%. 

O DataPoder360 realizou 5.500 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 24 a 27 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais. O registro do estudo no TSE é BR-04538/2018.

Continua depois da publicidade

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira não traz cenário sem Lula e procura explorar o potencial de voto de cada candidato. 

Quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), provável substituto pelo ex-presidente petista na campanha do PT, é apresentado como “apoiado por Lula”, seu potencial de voto chega a até 34%, aponta o levantamento. A taxa de “voto com certeza” em Haddad é de 8% e esse é o voto mais consolidado do petista, enquanto 26% disseram que “poderiam votar”. No entanto, o ex-prefeito tem rejeição de 52%.

Já quando é testado o próprio Lula, 30% dizem que votariam com certeza no petista, 7% afirmam que poderiam votar, 60% não votariam de jeito nenhum e 3% não sabem ou não responderam. Em caso de um candidato indeterminado apoiado pelo ex-presidente petista, 25% disseram que votariam com certeza, 17% que poderiam votar, 55% não votariam de jeito nenhum e 3% não souberam/não responderam. 

Leia mais:

– Por que Lula é incluído nas pesquisas eleitorais mesmo preso?

No caso de Bolsonaro, 8% disseram que votariam com certeza no deputado do PSL e 17% apontaram que poderiam votar nele, levando a um potencial de voto de 25%. Contudo, a sua rejeição também é a maior entre os candidatos, de 67%. 

Vale destacar que o potencial de voto em Bolsonaro, Ciro, Marina, Alckmin e Dias varia de 5% a 9% –ou seja, praticamente todos empatados dentro da margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos quando se trata de ter eleitores dizendo que “votam com certeza” nesses nomes. 

Potencial de votos dos candidatos – pesquisa estimulada

Candidato Votaria com certeza Poderia Votar Não votaria de jeito nenhum Não sabe/ não respondeu
Lula (PT) 30% 7% 60% 3%
Haddad apoiado por Lula 8% 26% 52% 14%
Candidato apoiado por Lula 25% 17% 55% 3%
Bolsonaro (PSL) 8% 17% 67% 8%
Ciro (PDT) 9% 26% 61% 5%
Marina (Rede) 5% 26% 61% 8%
Alckmin (PSDB) 7% 27% 62% 4%
Alvaro (PODE) 6% 26% 52% 16%

 

O Poder360 destaca que, em nenhuma pesquisa realizada desde abril de 2017, Bolsonaro esteve abaixo dos 14% de intenção de voto. Ele é o nome com maior rejeição na disputa pela Presidência, mas os eleitores que votam em Bolsonaro parecem estar firmemente decididos.

Ciro, Alckmin e Marina, por sua vez, aparecem no pelotão de candidaturas competitivas. Os três têm números muito parecidos na intenção de voto e no potencial eleitoral, sendo este último de 35%, 34% e 31%, respectivamente, além de um nível de rejeição que se aproxima de dois terços do eleitorado.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.