Ciro Gomes estuda implantar “nova CPMF” para transações mensais acima de R$ 5 mil

Ideia não é vincular a arrecadação com esse novo tributo com a saúde e sim com o abatimento da dívida pública

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) revelou em entrevista na noite de segunda-feira (27) ao Jornal das Dez, da GloboNews, que estuda a implementação de um novo tributo semelhante à CPMF. A alíquota seria “pequena”, segundo ele, de 0,38% para transações bancárias acima de R$ 5 mil por mês. O valor arrecadado seria compartilhado com os estados e município

“A CPMF tem um defeito, ela não é compartilhada entre estados e municípios, que são os maiores provedores de saúde pública, embora o SUS seja unificado”, disse o candidato, que ainda não está plenamente decidido sobre essa proposta de governo e que pretende consultar a população. “Quero ver como a sociedade brasileira reage”. 

Segundo Ciro, sua ideia não é vincular a arrecadação com esse novo tributo com a saúde e sim com o abatimento da dívida pública, estabelecendo um gatilho. Por exemplo, se a dívida estiver em 50% do PIB (Produto Interno Bruto), suspenderia o tributo, se voltar a subir a cobrança também retorna proporcionalmente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O Brasil tenha uma espécie de gatilho para garantir recursos estáveis para proteção do crédito público, libertando os dinheiros dos tributos livres para financiar saúde, educação, etc”. O candidato também disse que pretende, se for eleito presidente, fazer um “pente fino” nas renúncias fiscais e tributar dividendos. 

Ele também, foi questionado a respeito do apoio de seu grupo político, no Ceará, à candidatura de Eunício Oliveira (MDB) ao Senado. Sorrindo, se limitou a dizer: “Me envergonha.” Eunício votou pelo impeachment e o mote de sua campanha no estado é ser “o senador do Lula”.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.