William Waack: PT fez interpretação evidentemente errada sobre decisão de Comitê do ONU

Contudo, há uma outra questão no radar, além da interpretação errônea que a legenda fez sobre o caso 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – No final da semana passada, o PT alardeou um comunicado do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), que aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de garantir todos os direitos políticos dele, incluindo a manutenção de sua candidatura à Presidência e a participação em debates. Porém, aponta William Waack em seu comentário, a interpretação que o partido fez sobre a nota é “evidentemente errada”.

“Não foi a ONU que fez o comunicado, somente um comitê, e essa recomendação não significa que este tenha encontrado uma violação por parte do Brasil dos direitos políticos e civis de um personagem como o Lula”, aponta o jornalista. 

Contudo, há uma outra questão no radar, além da interpretação errônea que o PT faz. Ela é: afinal, como parte da audiência internacional se convence de que o Brasil seria “vítima de uma sórdida aliança de grupos conservadores mancomunados com o Judiciário para impedir que um líder popular que fez algo pelos pobres participe da eleição”? A resposta é de que parte dessa audiência (não há como generalizar), acaba por adotar uma visão simplista sobre o Brasil. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De qualquer forma, além dessa narrativa, do outro lado há quem xingue as Nações Unidas, o que, na visão de Waack, “é absolutamente ridículo”. ” Para um País como os EUA, maior economia do planeta, maior força militar, que imprime a moeda de referência, é uma super potência, faz sentido brigar com a ONU e ele tem condições de impor suas vontades”.

Porém, a nossa situação é contrária a essa. Somos grande só no tamanho e muito pequenos nas nossas. Para nós, que somos fracos, a ONU é um bom negócio. 

Quer investir pagando apenas R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear.

Continua depois da publicidade

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.