EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em mercados / politica

Quando acontecem o primeiro e o segundo turno das eleições

No dia da votação, eleitor precisa ter em mãos título de eleitor e documento de identificação com foto

Urna Eleitoral
(Agência Brasil)

SÃO PAULO - Neste segundo semestre os brasileiros vão às urnas eleger os novos representantes para os cargos de presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. 

O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Os eleitores podem votar entre as 8h e 17h. Caso haja um segundo turno, a disputa acontece no dia 28 de outubro, nos mesmos horários.

Tecnologia nas eleições
Nestas eleições, o eleitor poderá utilizar também o e-título, uma versão eletrônica do título de eleitor que pode ser apresentada no dia da votação. Ele está disponível para download em iPhones (iOS), smartphones (Android) e tablets. Vale lembrar, que além do aplicativo será necessário apresentar também um documento de identificação com foto. 

Como saber onde votar?
Você pode encontrar o endereço do seu local de votação pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações podem ser encontradas na seção "Título e local de votação", através da consulta pelo nome ou pelo número do título de eleitor. 

Debates
O primeiro debate aconteceu na última quinta-feira (9) na Bandeirantes. Até o dia 4 de outubro serão nove debates na televisão e rádio, além de mais quatro sabatinas. Caso ocorra um segundo turno, serão mais seis encontros entre os dois postulantes à presidência da República. O próximo debate acontece na próxima sexta-feira (17) às 22h na RedeTV! Confira as datas de todas as sabatinas e debates entre os candidatos à presidência aqui

Como justificar?
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá que justificar sua ausência por meio do fomulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, que poderá ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por correio, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Mais informações podem ser encontradas no site do TSE

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Contato