PT ganha aliado improvável para tentar desidratar Ciro Gomes

Conforme pontua a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, o presidente Michel Temer passou a se engajar pessoalmente para minar as chances de um acordo entre o pedetista e partidos como PP, DEM, PRB e Solidariedade

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A ofensiva do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) para atrair aliados do chamado “blocão” nessas eleições colocou o presidente Michel Temer e o PT militando por uma mesma causa: evitar a construção de uma coligação ampla encabeçada pelo pedetista.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Conforme pontua a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (12), Temer passou a se engajar pessoalmente para minar as chances de um acordo entre o pedetista e partidos como PP, DEM, PRB e Solidariedade. Os interesses são diversos, mas na prática convergem com a estratégia do PT de reduzir a viabilidade eleitoral do ex-ministro do governo Lula.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na avaliação de que haveria uma vaga para o segundo turno a um candidato de esquerda, um nome lançado pelo PT disputaria votos com Ciro. Embora a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja tida como improvável, em função da Lei da Ficha Limpa, acredita-se que o líder petista terá importante poder de transferir votos a um herdeiro político.

Do lado de Temer, a ideia é desidratar a candidatura de um político que tem polarizado discurso com o MDB. Tem se tornado comuns declarações de Ciro na imprensa acusando o partido de “quadrilheiro”.

Em meio a essa sucessão de episódios e a percepção de que o pedetista pode perder força no momento em que o PT entrar em campo com uma candidatura definitiva, os partidos do “blocão” deram um passo atrás. Geraldo Alckmin agradece.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.