Libertação de Dirceu é considerada “cereja no bolo” por ministros da 2ª turma – mas haverá “grand finale”

 “Aspetta il baritono!!!“, disse um dos ministros, com cadeira na 2ª Turma, informa o Estadão

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma das decisões mais polêmicas dos últimos tempos, os ministros da 2ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) libertaram o ex-ministro petista José Dirceu. A medida, de acordo com a Coluna do Estadão, foi considerada por ministros da turma como “a cereja no bolo” – mas ainda haverá um “grande finale”.

 “Aspetta il baritono!!!”, disse um deles, com cadeira na 2ª Turma. Ou, “em tradução livre”, conforme aponta a publicação: “Ah, tão me achando ruim, né? Esperem o barítono”.

Além de “rever” a prisão após segunda instância no caso de Dirceu, nos últimos dias o Supremo acabou com a condução coercitiva e rejeitou denúncia com base em delação. Um dos juízes resumiu a semana do seu ponto de vista: “As coisas vão voltar para os eixos. O campeão voltou”.

Continua depois da publicidade

A Segunda Turma é formada por Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello. Graças ao alinhamento de Dias Toffoli, Mendes e Lewandowski nas decisões, grande parte das medidas do Supremo afetou a Lava Jato. 

Na última terça-feira, além de soltar alvos da Lava Jato, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-assessor do PP João Cláudio Genu, a Segunda Turma anulou provas contra a senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo, na Operação Custo Brasil, e trancou a ação contra o deputado estadual paulista Fernando Capez (PSDB), na Alba Branca. O decano Celso de Mello não estava presente na sessão e Fachin saiu derrotado em todas as votações. 

Leia mais:

– Defesa de Lula pede que 2ª turma do STF, que soltou Dirceu, decida sobre sua liberdade
– Após Dirceu, Lula pode ser solto pelo STF em agosto? Veja 5 perguntas e respostas sobre o caso

Segundo a Coluna do Estadão, quem acompanha os movimentos do trio diz que ele volta a atuar com força em meados de setembro, quando Toffoli assume a presidência do Supremo. “Até lá, diz um ministro, Lula não será solto”, informa a publicação.

Vale ressaltar que os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram nesta semana uma nova ação ao STF para tentar reverter a decisão do ministro Edson Fachin de remeter o pedido de liberdade do ex-presidente para julgamento no plenário da Corte [visto como mais desfavorável a Lula], ao invés da Segunda Turma do Supremo. O envio ao plenário teria sido uma manobra de Fachin para evitar nova derrota na 2ª turma. 

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.