PIB do Brasil cresce 0,4% no primeiro trimestre, levemente acima das expectativas

O desempenho observado entre janeiro e março mostra uma aceleração da economia em relação aos últimos três meses do ano anterior, quando o crescimento foi de 0,1%

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A economia brasileira cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2018, frente ao quarto trimestre do ano anterior, na série com ajuste sazonal, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (30). O resultado veio levemente acima da mediana das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que sinalizava uma alta de 0,3% no PIB (Produto Interno Bruto) no período.

O desempenho observado entre janeiro e março mostra uma aceleração da economia em relação aos últimos três meses do ano anterior, quando o crescimento foi de 0,1%. Em relação ao mesmo período em 2017, a economia cresceu 1,2% no primeiro trimestre, sendo o quarto resultado positivo consecutivo nesta comparação.

No recorte setorial, a agropecuária apresentou crescimento de 1,4% entre janeiro e março, frente o último trimestre do ano passado, enquanto indústria e serviços mostraram variação positiva de 0,1% no mesmo comparativo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No primeiro trimestre de 2018, o Consumo das Famílias cresceu 2,8%, o quarto trimestre seguido de avanço na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB cresceu 1,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. A taxa de investimento chegou a 16,0% do PIB, levemente acima do observado no mesmo período de 2017 (15,5%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.