MPF acusa 11 brasileiros de envolvimento com Estado Islâmico e planejar ações no Brasil

A denúncia, resultado da sigilosa Operação Átila, deflagrada pela Polícia Federal em março, tem como base conversas interceptadas de aplicativos de mensagem e redes sociais

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público denunciou 11 brasileiros por uma suposta formação de organização criminosa e promoção do Estado Islâmico no país. Segundo os investigadores, houve uma tentativa de recrutar apoiadores, discussões sobre atentados no Brasil e planos para formar uma célula nacional do EI. As informações foram dadas pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta quinta-feira (17).

De acordo com a publicação, cinco dos envolvidos também respondem pelo crime de corrupção de menores. A denúncia, resultado da sigilosa Operação Átila, deflagrada pela Polícia Federal em março, tem como base conversas mantidas em aplicativos de mensagem e redes sociais, interceptadas pela Polícia Federal. Ao menos sete pessoas foram detidas desde outubro e outras deram depoimento após condução coercitiva.

As investigações começaram em novembro de 2016, após a divisão antiterrorismo da PF receber da Guarda Civil da Espanha um documento com números de telefones brasileiros que estavam em grupos de WhatsApp suspeitos de “promover, organizar e integrar” o Estado Islâmico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma dessas comunidades virtuais, intitulada “Estado do Califado no Brasil”, foi criada para promover atividades terroristas e discutir a criação de uma célula no Brasil.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.