O político que mais tem a comemorar com a desistência de Joaquim Barbosa em São Paulo

Saída de ex-ministro da disputa pode ajudar costura do PSB estadual

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O anúncio da desistência do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa de ingressar na disputa presidencial não traz desdobramentos significativos apenas na disputa pelo Palácio do Planalto. Enquanto, no plano federal, a saída do ex-magistrado pode gerar alívio às candidaturas à esquerda e à direita, em nível estadual as eleições também são impactadas.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

É o caso de São Paulo, onde o governador Márcio França (PSB) faz de tudo para consolidar uma aliança com seu antecessor, o tucano Geraldo Alckmin. O socialista era, juntamente com outros governadores do partido, a principal resistência interna à possibilidade de candidatura de Barbosa. Com sua saída, estão abertas possibilidades de costuras locais que podem ajudar nas campanhas estaduais do PSB.

Continua depois da publicidade

As expectativas são de que o governador paulista tente enfatizar o apoio à candidatura nacional de Alckmin e brigue para que o partido apoie formalmente o tucano. “França, mesmo com a entrada de Barbosa na disputa, em abril, manteve-se leal a Alckmin e, apesar de ter reduzido a resistência ao ex-ministro do Supremo, vinha se manifestando em defesa do tucano”, lembra a equipe de análise política da XP Investimentos.

Com a desistência de Barbosa, França evita o risco de ter que manter um pé em cada canoa, com a necessidade de apoiar duas candidaturas no plano nacional: uma por seu partido e outra de seu antecessor. Agora, o governador paulista deverá retomar uma disputa com a ala de correligionários do Nordeste, mais alinhada à esquerda e que pode defender eventual apoio a uma candidatura como a de Ciro Gomes (PDT).

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.