TSE deve julgar processos de Lula e Bolsonaro nesta terça com importante implicação para 2018 

 Ambos são acusados de propaganda eleitoral antecipada

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgará nesta terça-feira (14) à noite, em julgamento previsto para começar às 10h (horário de Brasília) dois processos que envolvem o ex-presidente Lula (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Ambos são acusados de propaganda eleitoral antecipada. Vale destacar que o julgamento é especialmente importante, ainda mais levando em conta que ambos lideram as pesquisas de intenção de voto para 2018. 

Os julgamentos referem-se à divulgação na internet de vídeos que, segundo o MPE ( Ministério Público Eleitoral), referem-se às candidaturas deles à presidência. A legislação permite propaganda só a partir de 15 de agosto do ano da eleição, com previsão de multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil para quem descumprir a regra. Segundo o TSE e o MPE, os julgamentos  devem nortear o entendimento sobre o assunto em 2018.

O Ministério Público Eleitoral questiona a publicação no YouTube de vídeos que mostram Bolsonaro sendo recepcionado em aeroportos por simpatizantes. Publicações de vídeos também são alvos de processos no caso de Lula. Em um deles, intitulado “Ele está voltando”, o petista aparece numa academia de ginástica ao som da trilha sonora do filme “Rocky – Um Lutador”, revelando a pretensão do ex-presidente em se candidatar, segundo o MPE. 

Continua depois da publicidade

A defesa de Lula afirmou que os vídeos questionados não foram feitos por sua equipe, enquanto Bolsonaro disse no início do mês que confia no julgamento e que não pode ser responsabilizado.  

(Com informações da Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.