CPI do BNDES convoca Mantega e Coutinho, mas livra Lula de prestar esclarecimentos

Senadores da base governista aproveitaram a ausência de opositores na sessão para apresentar e votar requerimentos que não estavam previstos inicialmente na pauta da comissão. Parlamentares petistas evitaram que o prejuízo fosse ainda maior ao partido

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Comissão Parlamentar de Inquérito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (12), requerimento para que sejam convocados a prestar esclarecimentos o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do banco público Luciano Coutinho. Antes, os parlamentares membros da comissão haviam aprovado a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, após protestos da oposição, o líder petista acabou dispensado.

Conforme noticiou a imprensa, senadores da base governista aproveitaram a ausência de opositores na sessão para apresentar e votar requerimentos que não estavam previstos inicialmente na pauta da comissão. Ao saberem do que estava acontecendo, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Paulo Rocha (PT-PA) compareceram e bateram-boca com os colegas responsáveis pela manobra.

Após os protestos, o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concordou em colocar um novo requerimento em votação, o que culminou na liberação do ex-presidente de prestar esclarecimentos. O senador Lindbergh disse ainda que apresentará questão de ordem no plenário da casa legislativa para derrubar as outras duas convocações. Segundo ele, “uma reunião chamada para ser audiência pública não pode virar deliberativa”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.