Em mercados / politica

Braskem: parceria com estatal venezuelana traz maiores riscos ou é positiva?

Apesar do alto risco político, acordo com a venezuelana Pequiven foi visto com bons olhos pela Ativa e pelo banco Banif

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - O anúncio da parceria entre a Braskem e a empresa venezuelana Pequiven parece ter agradado aos analistas da Ativa Corretora e do banco Banif. Ambas as instituições afirmaram em relatórios que a operação, apesar dos riscos políticos, é positiva e não deve afetar a empresa brasileira.

Na última segunda-feira, a Braskem anunciou a criação de duas joint ventures com a Pequiven, com participações iguais para as empresas, para desenvolver e implantar na Venezuela um moderno e competitivo projeto petroquímico integrado, no Complexo de Jose. O investimento total é estimado em US$ 3 bilhões.

Um dos projetos é um craker de etano a partir de gás natural com capacidade de 1,3 milhão de toneladas ao ano, com previsão de início de operação no final de 2011. O segundo projeto é uma planta de polipropileno com capacidade de 450 mil toneladas ao ano, com previsão para entrar em operação no final de 2009.

Negócio garante expansão
De acordo com os analistas da Ativa e do Banif, a operação realizada na última segunda-feira junto à Pequiven garantiu a continuidade do processo de internacionalização da Braskem.

Além disso, os analistas da Ativa destacaram que a associação à empresa venezuelana permitirá a Braskem ter acesso à matéria-prima em larga escala de produção, além de tecnologia, o que deve resultar em custos de produção mais competitivos. "A parceria também dará acesso mais competitivo a outros mercados, como América do Norte e Europa", completaram.

A recomendação do Banif para as ADRS (American Depositary Receipt) da Braskem é de compra, com um preço-alvo fixado em US$ 17,30 para 31 de dezembro de 2007, o que corresponde a um potencial de valorização na ordem de 17%.

 

Contato