Ex-presidentes FHC, Lula e Sarney articulam substituição de Temer, afirma jornal

Eles têm liderado conversas suprapartidárias em busca de um consenso para a formação de um novo governo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As articulações para a substituição do presidente Michel Temer continuam e agora  envolvem diretamente três ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

Desde a eclosão da crise política na última quinta-feira, os ex-presidentes  têm liderado conversas suprapartidárias em busca de um consenso para a formação de um novo governo, caso o peemedebista seja cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e cuidam ara que os debates não ganhem caráter partidário. Contudo, por enquanto, as conversas estão pulverizadas, já que PSDB, PMDB e PT traçam caminhos diferentes para o desfecho da crise.

No PSDB, FHC se tornou referência e  já abriu contato com parlamentares do PT.  Já o senador  Jorge Viana (PT-AC) [é um dos emissários petistas nas conversas com integrantes do PSDB e do PMDB e já esteve em dois jantares na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para discutir soluções com aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).  Na terça-feira, Viana se encontrou com Lula, que disse que o partido precisa insistir na defesa das eleições diretas. Lula não acredita que um perfil “de centro” será incluído pela base de Temer no processo de eleições indiretas e diz que a ventilação do nome do ex-ministro Nelson Jobim, que tem sua simpatia, tem o objetivo de “adoçar a boca do PT”, aponta o jornal.  Já Sarney esteve com Temer na segunda (22) e, no dia seguinte, recebeu parlamentares do PMDB e dirigentes tucanos. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na avaliação de aliados do presidente Temer, a escalada da crise, com os primeiros protestos violentos contra o governo na quarta-feira precipita uma concertação que envolve o trio de ex-presidentes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.