Lula quis afastar Graça Foster porque ela “fechou a torneira” das construtoras, diz Santana

"Diga à presidenta Dilma que a Graça está atrasando sistematicamente o pagamento, e muitas empresas vão parar obras importantes porque não estão recebendo", conta Santana ter ouvido do ex-presidente

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em delação premiada pela operação Lava Jato, o marqueteiro João Santana relatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu para que Dilma Rousseff tirasse Graça Foster do comando da Petrobras por estar “fechando a torneira” para as construtoras que faziam obras da estatal. No depoimento, ele sugeriu que à época, em 2014, não via relação entre as críticas do petista e os pagamentos das empreiteiras ao partido, mas que depois passou a entender dessa forma. As informações foram dadas pela Folha de S. Paulo.

“Ele nunca deixava a entender que fechando essa torneira estava fechando forma de pagamento — mas de trás para diante, entendo dessa maneira”, afirmou Santana. Em sua declaração, porém, ele esclareceu que não pode fazer a afirmação com convicção, mas que uma avaliação da sucessão dos acontecimentos favorece tal interpretação.

O marqueteiro conta que chegou a ser usado para levar mensagens de Lula sua sucessora. “Diga à presidenta Dilma que a Graça está atrasando sistematicamente o pagamento, e muitas empresas vão parar obras importantes porque não estão recebendo”, conta Santana ter ouvido do ex-presidente.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com o delator, Lula se queixou que as prestadoras de serviço estavam sem recursos e poderiam prejudicar a campanha de reeleição da petista. “Vem uma fila enorme de empresários se queixar a mim — que não tem coragem ou não tem acesso a ela. Tem obras que vão comprometer, e parar essas obras significa dano de imagem muito grave a ela”, teria dito o ex-presidente ao marqueteiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.