De olho em 2018, Renan ensaia rompimento com governo Temer e aposta fichas em aliança com Lula

Renan resolveu iniciar um movimento de desembarque da base aliada para apostar suas fichas em aliança com petista em Alagoas, informa Valor 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tem se tornado cada vez mais crítico do governo de Michel Temer, conforme pode ser visto ontem em vídeo publicado em suas redes sociais (assista aqui). Porém, o jornal Valor Econômico destaca que isso está acontecendo não por cargos, discordância sobre terceirização ou mudanças na aposentadoria.

“Pragmático, às voltas com a Operação Lava-Jato e preocupado com a reeleição do filho no comando de Alagoas, Renan resolveu iniciar um movimento de desembarque da base aliada para apostar suas fichas em uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018”, afirma o jornal.

 Renan, que nunca cortou laços com o ex-presidente, aposta que a economia não dará sinais robustos de recuperação até 2018 e que as reformas vão minar a popularidade de seus defensores. Além disso, uma pesquisa a qual Renan teve acesso fez com que ele optasse pelo caminho. Em seu estado, Alagoas, Lula teria 53% de aprovação e Temer, 7%. Além disso, o grupo político do senador e de seu filho foi derrotado nas principais cidades de Alagoas em 2016 por adversários de PSDB e PP, que agora ameaçam o PMDB nas disputas de 2018. No caso do Senado, há pelo menos seis outros possíveis postulantes às duas vagas abertas em 2018, todos em condições melhores que Renan, cuja impopularidade teria batido os 73%, de acordo com fontes do jornal que tiveram acesso à pesquisa. Dadas as condições, o senador já estaria até vislumbrando uma candidatura a deputado federal.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira o vídeo em que Renan critica as medidas de Temer:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.