Alckmin nega privatizações caso eleito, mas Pactual reitera otimismo

Banco mantém confiança em possibilidade de privatização e prevê gestão mais eficiente em caso de vitória tucana

Publicidade

SÃO PAULO – O candidato à presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, declarou na última quinta-feira que, caso eleito, não privatizará nenhuma empresa federal.

Segundo Alckmin, o governo já teria realizado as privatizações necessárias e sua estratégia seria focar o plano de investimento em infra-estrutura em parcerias público-privadas (PPPs).

Avaliando a declaração

Na tentativa de analisar o provável encaminhamento das políticas voltadas ao setor elétrico em uma eventual vitória do candidato tucano nas eleições, o Banco Pactual publicou relatório com algumas ressalvas aos dizeres de Alckmin.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O banco lembra que certos aspectos devem ser mantidos em mente ao avaliar o pronunciamento. O candidato da oposição vem buscando alianças políticas para fortalecer-se e tentar vencer Lula nas eleições, sendo tais coligações sobretudo de esquerda e, portanto, contrárias às privatizações.

Além disso, o Pactual ressalta que, a dois meses da aprovação da lei que permitiria a privatização da Transmissão Paulista, Alckmin negou qualquer possibilidade de desinvestimento do estado de São Paulo na empresa.

Impactos favoráveis

Em resumo, a despeito das palavras de Alckmin, o banco segue acreditando que um mandato do PSDB entre 2007 e 2010 teria impactos favoráveis sobre as empresas estatais, dada a possibilidade de privatização e a perspectiva de uma gestão mais eficiente – na análise do Pactual.

Continua depois da publicidade

Para o banco, a Eletrobrás é a companhia mais bem posicionada para receber os efeitos favoráveis de uma vitória tucana nas eleições, e deve se beneficiar do potencial avanço de Alckmin nas pesquisas eleitorais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.