Itamaraty acompanha com atenção “contra-golpe” na Turquia e promete endurecer discurso

Conta a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, que a chancelaria brasileira pode vir a manifestar repúdio às recentes ações de Tayyip Erdogan após a tentativa de golpe militar no país uma semana atrás

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ministério das Relações Exteriores deve endurecer o discurso conta as reações do governo do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, caso mantenha o que eles chamaram de “escalada autoritária” no país. Conforme conta nota da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o Brasil já tem manifestado preocupação com o cerceamento de liberdades individuais em Ancara e já acionou diplomatas para avaliar a situação turca.

Conta o jornal que, caso venha uma manifestação mais enfática da diplomacia brasileira de desaprovação ao “contragolpe” no país eurasiano, ela se dará por nota oficial, e não por pedidos de explicação — entendida como medida mais dura nas relações internacionais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.