PSDB entrega a Temer 15 propostas para próximo governo nesta terça; confira

Entre as propostas está a apresentação de um conjunto de medidas para a restauração do equilíbrio das contas públicas, combate à inflação e apoio à Lava Jato

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O PSDB apresenta nesta terça-feira (3) ao vice-presidente Michel Temer um documento com 15 propostas consideradas importantes para apoiar um eventual governo do peemedebista. Os integrantes da Comissão Executiva Nacional tucana reúnem-se às 11h para aprovar formalmente o documento. Em seguida, o presidente do PSDB Aécio Neves e outros integrantes da cúpula tucana almoçam com Temer no Palácio do Jaburu. 

Entre as propostas está a apresentação de um conjunto de medidas para a restauração do equilíbrio das contas públicas. Também consta o combate vigoroso à inflação.  O partido também destaca apoio ao combate à corrupção e à operação Lava Jato e a manutenção e ampliação de programas sociais como o Bolsa Família, o Pronatec, Fies, entre outros.

A relação de medidas foi batizada de “Princípios e valores para um novo Brasil”. “É imperativo que o novo governo assegure expressamente que todas as investigações em curso —em especial as empreendidas no âmbito da Operação Lava Jato com foco no combate à corrupção — terão continuidade sem serem submetidas a constrangimentos de quaisquer naturezas. Também está garantida a independência funcional dos órgãos de controle externo e interno, como CGU e TCU, e de investigação e persecução criminais, como a Polícia Federal e o Ministério Público”, diz o documento tucano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira as 15 medidas propostas pelo PSDB:

1. Combate irrestrito à corrupção, com o governo assegurando expressamente a manutenção de todas as investigações em curso. 

2. Reforma política imediata, que busque garantir máxima e representatividade dos eleitos. “Devemos criar as bases de um novo sistema político para que possamos, a partir de 2018, voltar a discutir a implementação do parlamentarismo no Brasil”, afirma o documento.

Continua depois da publicidade

3. Renovação das práticas políticas e profissionalização do estado, com combate incessante ao fisiologismo e à ocupação do estado por pessoas sem critérios de competência. Ministérios e cargos comissionados devem ser expressivamente reduzidos, enquanto as carreiras típicas de Estado e os gestores públicos devem ser valorizados.

4. Manutenção e qualificação dos programas sociais, com redução da desigualdade e promoção de oportunidades. Entre os programas, destaque para o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pronatec, o Fies e o Prouni.

5. Revisão dos subsídios fiscais para fomentar o crescimento. A prioridade deve ser dada a projetos de elevado retorno social, em especial projetos com maior capacidade de geração de empregos nas seguintes áreas.

Continua depois da publicidade

6. Responsabilidade fiscal. O Executivo deverá apresentar em no máximo 30 dias um conjunto de medidas para a recuperação do equilíbrio das contas públicas que que sinalize o controle do crescimento da dívida pública até 2018.

7. Combate rigoroso à inflação, preservando o poder de compra dos salários.

8. Simplificar o sistema tributário, torná-lo mais justo e progressivo. Apresentar nos primeiros 60 dias de governo uma proposta de simplificação radical da carga tributária e e iniciativas para aumentar a progressividade e a justiça tributária na cobrança de impostos. 

Publicidade

9. Reformas para a produtividade, com agenda de reformas estruturais que criem condições para que o Brasil volte a ser um país competitivo, com melhores condições de gerar emprego, renda e bemestar para as pessoas, e com equilíbrio nas contas públicas

10. Maior integração com o mundo, reorientando a política externa e comercial. “Nossa diplomacia deve se guiar pelo interesse nacional e não por ideologias”, afirma o documento.

11. Colocar em prática a sustentabilidade, ampliando e inserindo mecanismos de adaptação e mitigação aos efeitos da mudança climática em todas as políticas públicas.

Continua depois da publicidade

12. Reformulação das políticas de segurança pública, sendo objeto de trabalho integrado das polícias. 

13. Educação para cidadania. Apoio a estados e municípios que cumprirem metas rigorosas de cobertura e melhoria da qualidade e equidade nos sistemas de ensino, associado à programa para valorizar professores. 

14. Mais saúde para salvar vidas, com necessidade de aumentar a eficiência e a sustentabilidade financeira do sistema, que hoje desperdiça recursos.

Publicidade

15. Nação solidária, com mais autonomia para estados e municípios, com a relação deles com a União mais equilibrada

Especiais InfoMoney:

Carteira de ações do InfoMoney rende 32,4% em 2016; baixe gratuitamente

Quer operar minicontratos? “Trader da Gerdau” fará workshop dia 12/05 para mostrar estratégias com Ibovespa e dólar. Clique aqui para se inscrever. 

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.