Lula deve aceitar convite para ser ministro; Dilma só aguarda telefonema

Um integrante da equipe de Dilma disse que Lula pode ser anunciado ministro "muito em breve", informou coluna da Folha de S. Paulo; chances são de 90% dele aceitar, diz G1

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff só está esperando telefonema do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmando que ele aceita ser ministro de seu governo. A ala petista já dá como certo que ele aceitará o convite, segundo coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A coluna de Cristiana Lôbo, do G1, fala que chances são de 90% dele aceitar. O Valor Pro também diz que a nomeação de Lula para o ministério é dada como certa. Já a Época afirma que o ex-presidente resiste aceitar por ver desembarque do PMDB como irreversível. 

A Folha cita que assessores e ministros que despacham no Palácio do Planalto apontam que o petista já enviou sinais no sentido de que vai aceitar a proposta. Um integrante da equipe de Dilma disse que Lula pode ser anunciado ministro “muito em breve”, em resposta à coluna. A decisão é “uma questão de horas”, disse. O Valor Pro destaca que fontes do Planalto disseram que “falta pouco”, um “convencimento final”, mas no Palácio do Planalto o tema já é tratado sem reservas. O G1 diz que o presidente do PT, Rui Falcão, deve ir nesta segunda-feira ao Palácio do Planalto e pode ser o porta-voz do “sinal verde” do ex-presidente. 

A expectativa do governo é grande nesse sentido, que considera essa a última cartada para evitar um processo de impeachment. Segundo um dirigente do PT disse à Folha, há “70% de chance de que ele aceite a proposta”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A Época, por sua vez, cita que, segundo interlocutores, Lula resiste aceitar a proposta porque acredita que dificilmente os peemedebistas permanecerão na base e essa seria a única maneira de salvar Dilma de um impeachment. 

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

Continua depois da publicidade

InfoMoney faz nova atualização na Carteira Recomendada de março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.