Petrobras pondera riscos associados a Evo Morales, presidente eleito na Bolívia

Diretores da companhia descartam grandes prejuízos, mas discurso político preza por nacionalização de ativos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Madrugada de segunda-feira, 19 de dezembro. Em seu primeiro discurso como presidente eleito da Bolívia, Evo Morales promete mudar a história nacional. Retórica que atende aos preceitos de demagogia política, mas desagrada boa parte das empresas de petróleo e gás atuantes no país.

Altos executivos da Petrobras vêm descartando maiores riscos associados à forma como o novo governo encara os hidrocarbonetos. Opiniões que contrastam com a iniciativa de Morales de nacionalizar os ativos e reservas nas mãos de estrangeiros.

Em favor da Petrobras

São dois os argumentos básicos daqueles que afastam a possibilidade de prejuízo considerável. Um político e outro econômico.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Primeiro, a pretensa amizade entre o Lula e Evo Morales. De fato, o presidente brasileiro já fez declarações discretas de apoio ao líder boliviano, mesmo antes de encerradas as eleições. Para a Petrobras, isso pode significar boa diplomacia em favor de suas atividades no país vizinho.

Segundo, a maior empresa brasileira é também uma das maiores empresas bolivianas. Com seus investimentos e tributos, a Petrobras responde por cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) da Bolívia. Comprar briga com uma fonte de renda desse porte pode ser desvantajoso ao Governo Morales.

Princípios, só no papel?

Há quem diga que os discursos de guinada histórica e nacionalização do petróleo e gás serviram apenas para angariar votos. No poder, Morales passará por cima do que escreveu.

Continua depois da publicidade

Pode acontecer. No entanto, se os princípios do MAS (Movimiento Al Socialismo) forem seguidos à risca, a Petrobras pode vir a ter problemas. As três diretrizes do partido para os hidrocarbonetos podem ser conferidas em http://www.mas.org.bo/uno.htm.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.