Mais um alerta para o PT e para Dilma Rousseff: agora, vindo do TSE

Na avaliação de parte do PT, recusa de impedir depoimento de Pessoa mostra que o TSE pode ser um terreno até mais árido para Dilma que o TCU

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto a presidente Dilma Rousseff anda às voltas com o TCU (Tribunal de Contas da União) por conta dos temores de reprovação das contas no ano passado, um outro sinal de alerta foi emitido após a derrota dos representantes da presidente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), segundo informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Os representes da presidente foram derrotados no pedido para que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, não fosse convocado para depor sobre a contribuição financeira do PT. Os ministros rejeitaram o recurso por unanimidade.

Na avaliação de parte do PT, o resultado mostra que o TSE pode ser um terreno até mais árido para Dilma que o TCU. Dos sete ministros do TSE, três tendem a votar contra o governo, caso de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e João Otávio de Noronha e três a favor, Luciana Lóssio, Henrique Neves e Maria Thereza Assis Moura, segundo o PT. 

Continua depois da publicidade

Desta forma, pesa na balança o voto do ministro Luiz Fux, que é visto como um risco extremo para o governo. Ele surpreendeu no julgamento do mensalão ao votar pela condenação de todos os réus. 

Assim, no caso extremo de Dilma ter o diploma cassado, haveria a polêmica. Aécio Neves (PSDB) assume, como já ficou decidido pelo TSE em outros casos, como o de Roseana Sarney – que assumiu o governo maranhense em 2009, depois que o tribuanl cassou Jackson Lago -, ou são convocadas novas eleições? Se Aécio assumisse, haveria turbulências até mesmo entre os tucanos, destaca a colunista. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.