Em mercados / politica

Sensus: diferença cai, mas Aécio segue na frente com 4,2 pontos de vantagem ante Dilma

O instituto, que  entrevistou dois mil eleitores de 24 Estados, mostrou que Aécio soma 52,1% dos votos válidos, contra 47,9% da presidenta Dilma Rousseff

Aécio Neves e Dilma Rousseff em montagem
(Divulgação)

 SÃO PAULO - Pouco depois da divulgação da pesquisa Vox Populi que mostrou Dilma Rousseff (PT) abrindo sete pontos de vantagem sobre Aécio Neves (PSDB), a pesquisa IstoÉ/Sensus realizada entre os dias 24 e 25 de outubro mostrou um quadro bem diferente.

O instituto, que  entrevistou dois mil eleitores de 24 Estados, mostrou que Aécio soma 52,1% dos votos válidos, contra 47,9% da presidenta Dilma Rousseff, uma diferença de 4,2 pontos percentuais, o equivalente a 5,8 milhões de eleitores e consolidaria a liderança do tucano a um dia da eleição. Na pesquisa anterior, ele possuía 9 pontos de dianteira em relação a Dilma. Se for considerado o número total de votos, Aécio aparece com 45,7% e Dilma com 42%.  

A pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura da petista Dilma Rousseff permanece bastante elevado – 42,5% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição a Aécio é de 35,3%. A taxa de rejeição, segundo Ricardo Guedes, diretor do instituto, indica a capacidade de crescimento dos candidatos e, quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de ascensão.   

 

 

Contato