Você é melhor que o Mantega? Jogo testa sua habilidade para consertar a economia

No game "A Pequena Grande Crise 3", você define políticas para a Petrobras, para as contas públicas e até para as obras da Copa - e descobre os efeitos de suas decisões sobre a economia

João Sandrini

Publicidade

(SÃO PAULO) – Se você assumisse o Ministério da Fazenda no lugar do Guido Mantega, o que faria para consertar a economia brasileira? Aumentaria ou reduziria os gastos públicos? Alinharia ou não os preços dos combustíveis com o mercado internacional? Congelaria preços de tarifas públicas? Utilizaria contabilidade criativa para mascarar a fragilidade das contas do governo? Usaria recursos públicos nas obras da Copa? Aumentaria a participação e a intervenção do Estado na economia?

No jogo “A Pequena Grande Crise 3”, os brasileiros são convidados a tomar decisões como essas – e descobrem, de forma imediata, quais são os efeitos de suas decisões sobre a economia (clique abaixo e teste suas habilidades).

O jogo foi desenvolvido por Richard Rytenband, economista e especialista em investimentos, e Felipe Okazaki, especialista em comportamento humano. A finalidade do game é aproximar conceitos muitas vezes complexos de economia à realidade do brasileiro. “Através de um ambiente lúdico, humor e interação, a aprendizagem é muito facilitada” diz Rytenband.

Continua depois da publicidade

O economista diz que a proximidade das eleições torna esse tipo de iniciativa ainda mais importante. “No atual contexto da América Latina e do próprio Brasil, as pessoas precisam urgentemente entender as relações de causa e consequência de determinadas políticas econômicas, ainda mais em um ano eleitoral e em um ponto em que o atual modelo econômico está profundamente esgotado e não produziu os resultados esperados”, afirma. “Quanto mais pessoas estiverem esclarecidas e inseridas no debate econômico, menor a chance de que erros do passado sejam repetidos pelos governos.”

O game é a terceira edição da série “A Pequena Grande Crise”, que já havia abordado a crise do subprime em 2008 e a derrocada da zona do euro em 2012. Na atual versão, o jogador assume o comando da política econômica brasileira em 2011 e conta com uma dupla de conselheiros que representam diferentes vertentes do pensamento econômico. De um lado, está Carlos Marx, uma clara referência a Karl Marx, o maior ícone do socialismo. Do outro, aparece Milton Mises, uma mistura de Milton Friedman com Ludwig von Mises, dois dos maiores defensores do liberalismo econômico.

À medida que os jogadores vão tomando decisões, as consequências vão aparecendo. Políticas econômicas coerentes levarão ao crescimento econômico com inflação sob controle. Já quando as pessoas tomam decisões equivocadas, surgirão a hiperinflação, o desabastecimento de produtos nos supermercados e protestos populares por todo país.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados