Política de dividendos: Cemig distribui pelo menos 50% do lucro aos acionistas

Algumas ações podem receber dividendos mesmo se a empresa não tiver lucro; empresa também paga dividendos extraordinários

Publicidade

SÃO PAULO – A distribuição de proventos das empresas brasileiras segue em sua trajetória crescente e, alinhada com a tendência do mercado, desde de 2005, a Cemig mudou sua política de dividendos e agora distribui pelo menos 50% do lucro líquido apurado no ano anterior.

Mas, além disso, a Cemig pode distribuir a cada dois anos, ou até mesmo em menor periodicidade, dividendos extraordinários, desde que exista disponibilidade de caixa para tanto.

Os dividendos são pagos pela elétrica em duas parcelas iguais, com a primeira até 30 de junho e a segunda até, no máximo, 30 dezembro do ano subseqüente ao exercício a que se referem.

Aproveite a alta da Bolsa!

Ações preferenciais: dividendo mínimo

As ações preferenciais da empresa têm preferência na hipótese de reembolso das ações, além de um dividendo mínimo anual igual a 10% de seu valor nominal ou a 3% do valor do patrimônio líquido por ação, prevalecendo o que for maior.

Agora, uma vez satisfeitas estas condições mínimas, as ações ordinárias e preferenciais da Cemig concorrem em igualdade de condições aos dividendos.

Dividendo sem lucro?

Outro diferencial da Cemig é que, se a empresa não tiver lucro para pagar dividendos, o Estado de Minas Gerais assegura às ações emitidas até o dia 05 de agosto de 2004 um dividendo mínimo de 6% ao ano, calculado sobre seu valor nominal.

Continua depois da publicidade

Em 2006, a Cemig distribuirá mais de R$ 2 bilhões entre dividendos regulares e extraordinários. Para o próximo ano, já foi provisionado o pagamento de R$ 169 milhões relativos ao lucro auferido nos dois primeiros trimestres de 2006.