Podendo apontar leve correção, bolsa caminhará de olho no front externo

Analistas se mostram cautelosos com sessão e aguardam divulgação do PIB norte-americano e negociações na Grécia

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – Após o Ibovespa marcar seu 8° pregão de alta, analistas destacam a divulgação do PIB norte-americano e as negociações na Grécia como principais eventos desta sexta-feira (27).

“O fluxo de notícias foi principalmente positivo durante toda a semana, pois os dados indicaram uma recuperação em curso nos EUA e uma leve recessão na Zona Euro”, ressalta o analista-chefe do Danske Bank, Kasper Kirkegaard.

Essa é a mesma opnião da diretora da AGK Corretora de câmbio, Miriam Tavares, que espera números positivos para as perspectivas econômicas do país neste ano. “A aposta é de expansão de 3% contra os três meses anteriores, mas mesmo se for confirmada esta melhora, dificilmente deve mudar alguma coisa para os investidores”, pondera.

Continua depois da publicidade

Também adotando uma linha mais cautelosa, o analista do Danske ressalta a necessidade da tomada de decisões na Grécia. “No entanto, até que os resultados das negociações gregas sejam visíveis, os mercados vão continuar a manter as taxas em níveis mais reprimidos. Esperamos que isso seja suficiente para os investidores desenrolarem posições”, diz.

Europa em queda
Neste contexto, Miriam ressalta que os mercados europeus abriram a sessão com um viés levemente negativo, com os investidores relutantes em se expor ao risco enquanto as negociações sobre a reestruturação da dívida da Grécia prosseguem. As principais bolsas europeias operam em trajetória de queda, com destaques para as de Londres (-0,28%) e Paris (-0,27%).

“Bolsas, euro e commodities alternam leves baixas com pequenas altas nesta manhã. No Brasil, uma eventual correção do Ibovespa depende de um dia negativo lá fora”, conclui a especialista.