Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos permaneceu abaixo da marca neutra de 50,0 em setembro, recuando de 47,9 em agosto para 47,3 no mês passado, informou nesta terça-feira (1) a S&P Global. O índice sinalizou uma terceira piora mensal consecutiva e também a mais pronunciada desde junho de 2023.
Segundo a pesquisa, o setor manufatureiro dos EUA entrou mais profundamente em território de contração no final do terceiro trimestre do ano, com a produção e os novos pedidos caindo a taxas mais acentuadas, em meio à fraqueza da demanda e à incerteza política.
Para Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, a pesquisa do PMI de setembro trouxe uma série de indicadores econômicos decepcionantes sobre a saúde da economia dos EUA.
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
“As fábricas relataram a maior queda mensal na produção em 15 meses em resposta a uma queda em novos pedidos, o que, por sua vez, levou a novas reduções no emprego e na compra de insumos, à medida que os produtores reduziram a capacidade operacional”, listou.
No entanto, ele ponderou em nota que as empresas estão sentindo que pelo menos parte da queda na demanda provavelmente será temporária, já que os gastos, investimentos e construção de estoques foram interrompidos.
“A perspectiva de taxas de juros mais baixas aumentou a confiança na perspectiva de longo prazo, com as empresas antecipando que a demanda será reacendida por menores custos de empréstimos se o ambiente político melhorar”, afirmou.