Pilgrim’s reverte prejuízo e fecha 4º trimestre com lucro de US$ 134 milhões

Melhora na distribuição, queda das commodities e avanço em alimentos preparados alavancam resultados de empresa controlada pela JBS

Alexandre Inacio

Publicidade

A americana Pilgrim’s Pride (PPC), controlada pela brasileira JBS, encerrou o quarto trimestre de 2023 com um lucro líquido de US$ 134 milhões. O resultado reverte o prejuízo de US$ 155 milhões registrado pela companhia no mesmo período do ano passado.

No período, a empresa que atua no segmento de carne de frango e alimentos preparados, viu sua receita líquida crescer 9,7% e chegar a US$ 4,52 bilhões. No último trimestre do ano, a Pilgrim’s multiplicou seu Ebitda por quase cinco vezes, alcançando US$ 309,5 milhões.

O resultado reflete a queda dos preços das commodities no mercado americano, em especial soja e milho, e a aposta da Pilgrim’s em alimentos preparados, de maior valor agregado. As marcas Just Bare e Pilgrim’s, por exemplo, apresentaram um crescimento anual de 59%.

Continua depois da publicidade

Os números trimestrais vieram acima das expectativas do mercado e as ações da companhia dispararam no início do pregão nos Estados Unidos. Os papéis chegaram a operar em alta superior a 7%, gerando reflexos, inclusive nas ações da JBS (JBSS3), no Brasil.

“Demonstramos capacidade de impulsionar um crescimento lucrativo mesmo nas circunstâncias mais difíceis, à medida que nossas vendas e Ebitda se fortaleceram ao longo do ano e mostraram maior impulso à medida que entramos em 2024”, disse Fabio Sandri, CEO da companhia, em comunicado ao mercado.

O executivo lembrou que dadas as condições reais do mercado, o preço e a disponibilidade do frango repercutiram nos consumidores. A companhia trabalhou junto a seus principais clientes , tanto no varejo quanto no food service, para aumentar a demanda por meio de promoções, ampliando a linha de ofertas de itens in natura e preparados.

Continua depois da publicidade

Os resultados da operação na Europa também contribuíram para o desempenho trimestral. “Embora tenhamos melhorado a rentabilidade ao longo do ano, reconhecemos que a velocidade de entrada no mercado com o nosso portfólio será fundamental para atender às nossas aspirações de crescimento, especialmente com os principais clientes”, disse Sandri.