Atividade econômica

PIB dos EUA surpreende e cresce 3% no segundo trimestre

O desempenho da economia e a percepção de que o mercado de trabalho se aproxima do pelo emprego aumentam as chances de elevação de juros pelo Federal Reserve e uma redução no balanço da autoridade monetária

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A economia dos Estados Unidos cresceu 3,0% no segundo trimestre, em taxa anualizada, informou o Departamento de Análise Econômica na manhã desta quarta-feira (30), na segunda estimativa para o indicador. A mediana das projeções dos analistas consultados pela Bloomberg apontava para uma alta de 2,7%. Este foi o melhor desempenho trimestral em mais de dois anos. O último resultado divulgado havia apontado para um crescimento de 2,6%.

Os gastos dos consumidores com bens e serviços foram o principal motor para o forte crescimento da economia norte-americana no segundo trimestre, com uma alta de 3,3% no período, ante estimativas anteriores do governo de crescimento de 1,9%. Também contribuíram para o resultado acima das expectativas os investimentos em negócios.

O desempenho da economia e a percepção de que o mercado de trabalho se aproxima do pelo emprego aumentam as chances de elevação de juros pelo Federal Reserve e uma redução no balanço da autoridade monetária em sua carteira de US$ 4,2 trilhões em títulos públicos e títulos hipotecários.