PIB dos EUA recua 0,1% no 4 º trimestre; expectativa era de alta de 1,0%

Resultado da prévia anterior apontava que a economia norte-americana avançou 3,1% nos últimos três meses do ano

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2012 decepcionou ao apontar que a economia teve redução de 0,1% em bases anuais, enquanto a projeção dos analistas era de expansão de 1%. Além disso, a última prévia do PIB marcava crescimento de 3,1%.

O deflator do PIB, que mede basicamente o custo de uma cesta de bens na economia norte-americana, também ficou abaixo das expectativas – avanço de 1,6% – ao registrar queda de 0,6%. O valor também é inferior ao mostrado na prévia anterior (2,7%), mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (30).

Entenda o indicador
O GDP (Gross Domestic Product) é a sigla em inglês para Produto Interno Bruto. Ele é calculado pelo Departamento de Comércio norte-americano. O PIB mede todos os bens e serviços finais produzidos na economia em determinado período.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior. O consumo representa quase 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes menos voláteis.

Tópicos relacionados