PIB do Reino Unido retrai 4,1% no primeiro trimestre de 2009 e afirma recessão

Forte queda em relação ao mesmo período do ano passado demonstra os impactos perversos da crise econômica

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido recuou 4,1% durante o primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado e 1,9% quando comparado com o trimestre anterior.

Apesar da queda expressiva, propiciada pelo retrocesso da demanda, os números ficaram em linha com o esperado pelo governo. Vale lembrar que este foi o terceiro trimestre consecutivo de queda na atividade econômica da região.

Os gastos dos consumidores fecharam o período com retração de 1,2% na comparação trimestral, a maior queda desde o quarto trimestre de 1980. No lado dos gastos públicos, houve um aumento 0,3% na mesma base de comparação.

Aprenda a investir na bolsa

Outro destaque negativo na medição ficou por conta dos investimentos, uma vez que recuaram 3,8%, como também as exportação, que retrocederam 6,1% na passagem trimestral.

Rating ameaçado

Na quinta-feira (21), a agência de classificação de risco Standard and Poor’s reduziu a perspectiva do Reino Unido para negativa, reiterando tanto o patamar ‘AAA’ no longo prazo quanto o ‘A-1+’ no horizonte de curto prazo.