Publicidade
SÃO PAULO – O crescimento econômico do Japão foi menor do que o esperado pelo mercado no segundo trimestre deste ano. A economia obteve uma expansão de apenas 0,5% (taxa anual) no período, enquanto os analistas esperavam um crescimento de 0,9%.
De acordo com o anúncio do governo japonês, o crescimento do PIB do país recuou de 0,8% no primeiro trimestre deste ano, para 0,1% no segundo. Os fatores de peso que levaram a esta desaceleração foram o baixo consumo privado e a queda das exportações.
Menores chances de elevação da taxa de juro
O relatório foi divulgado uma semana antes da decisão de política monetária do BoJ. Com o fraco crescimento do PIB, os investidores diminuem suas expectativas quanto à elevação da taxa de juro básica do Japão.
As possibilidades de o Banco Central do Japão decidir elevar a taxa se tornam ainda menores se a economia mundial continuar sendo abalada pelo setor de crédito subprime e necessitar de mais adições de recursos no sistema financeiro.