PIB do Brasil e dados dos EUA devem levar Ibovespa para mais uma alta

Apesar das preocupações sobre abismo fiscal nos EUA persistir, mercado deve seguir em ganhos pela 3ª sessão consecutiva

Publicidade

SÃO PAULO – A sessão da última quinta-feira (29) foi marcada novamente pela discussão sobre o abismo fiscal nos estados unidos, mas o Ibovespa se manteve em terreno positivo durante todo o pregão e fechou em forte alta de 2,31%.

Apesar dos ganhos, o discurso do republicano e presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, John Boehner, não animou, depois que ele se mostrou desapontado com a falta de progresso nas conversações com a Casa Branca para evitar o abismo fiscal. A expressão refere-se a uma combinação automática de aumento de impostos e cortes de gastos que entra em vigor em janeiro, caso não se chegue a um acordo em breve.

As conversas sobre o tema ainda não mostram uma definição, mas o desempenho positivo do Ibovespa deve seguir nessa sessão, acredita o analista Clodoir Vieira, da Souza Barros. Na véspera, os dados econômicos impulsionaram o mercado, com a segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA vindo acima do esperado, o que acaba trazendo mais otimismo para os investidores. 

Já na agenda econômica desta sessão, o mercado deve ficar de olho na divulgação dos indicadores de renda e gasto pessoal, além dos dados da indústria da região de chicago, nos Estados Unidos. Por aqui, o destaque é a divulgação do PIB referente ao terceiro trimestre. A expectativa do mercado é que a economia mostre uma expansão de 2% na comparação anual.