PIB de Cingapura contrai-se em 14,6%; Em Taiwan, produto deve cair 10,2%

Economias de ambos os países foram fortemente afetadas pela abrupta queda das exportações devido à crise mundial

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As economias de Cingapura e Taiwan foram fortemente afetadas durante o primeiro trimestre de 2009 pelos efeitos da crise financeira internacional, segundo informou nesta quinta-feira (21) o governo do primeiro e fonte não-oficial ligada ao segundo.

Em Cingapura, o PIB (Produto Interno Bruto) registrou um crescimento negativo anualizado de 14,6% entre janeiro e março deste ano, em termos anuais, frente a uma retração de 16,4% registrada nos últimos três meses de 2008.

O resultado foi ocasionado principalmente pela forte queda nas exportações cingapurianas, afetadas pela crise mundial que forçou as companhias locais a reduzirem a produção e a diminuírem o quadro de funcionários na tentativa de conter custos.

Aprenda a investir na bolsa

Cingapura vivencia atualmente a recessão mais profunda já vista no país asiático em 44 anos.

Taiwan

A economia taiwanesa contraiu-se 10,2% no primeiro trimestre de 2009, em termos anuais, segundo revelaram fontes oficias do governo em declaração à Bloomberg. Os resultados oficiais deverão ser divulgados ainda nesta quinta-feira.

A expectativa do mercado é que o PIB de Taiwan registre um crescimento negativo de 9,26% entre janeiro e março deste ano, em comparação à igual período do ano anterior. Para o acumulado de 2009, analistas projetam que a economia irá retrair-se em torno de 4,25%.