PIB da zona do Euro cresce 3,4% em 2000

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

A Eurostat, agência européia de estatísticas, divulgou hoje pela manhã os números referentes ao PIB do quarto trimestre da zona do euro, ou seja, dos países que adotam a moeda comum européia. O PIB cresceu 0,7% nos últimos três meses de 2000 em relação ao trimestre anterior, ou 3,0% em termos anuais, abaixo dos 3,2% registrados no terceiro trimestre. Estes números vão de encontro com as estimativas dos analistas, que previam uma redução do nível de atividade na Europa como resultado do menor crescimento da economia mundial causado pela forte desaceleração da economia norte-americana.

Os principais responsáveis pelo melhor desempenho no trimestre foram os gastos do governo, que cresceram 0,6% no período frente a 0,1% nos três meses anteriores, e as exportações, que cresceram 3,3% aproveitando-se da debilidade do euro frente ao dólar norte-americano. Por outro lado, o destaque negativo ficou com os investimentos, que cresceram apenas 0,4%, abaixo dos 1,1% registrados no terceiro trimestre.

O PIB da zona do Euro fechou o ano 2000 com crescimento de 3,4%, um excelente resultado se comparado aos 2,5% registrados no ano anterior. Apesar da desaceleração esperada para 2001, analistas acreditam em um soft landing, o que permitiria à Europa crescer mais do que a economia norte-americana, que sofre de uma forte desaceleração da economia. No ano passado, o PIB norte-americano cresceu 5,0%.

Tópicos relacionados