PIB da China deve crescer 8% em 2013, diz centro de estudos

A China ainda vai divulgar uma meta oficial de crescimento para 2013, mas fontes esperam que o governo mantenha a meta de 7,5% de 2012

Reuters

Publicidade

XANGAI – O Centro de Informação do Estado chinês previu que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China será de cerca de 8 por cento no ano que vem – acima da meta do governo – ao mesmo tempo em que alerta para uma expansão no déficit fiscal do governo central para compensar um ambiente de incerteza externa.

A instituição informou que a China deve continuar a implementar uma política orçamentária pró-ativa e uma política monetária prudente para promover esforços para reformar a economia.

A recomendação do relatório de que o déficit possa crescer em 100 bilhões de iuans (16,04 bilhões de dólares), para 650 bilhões de iuans, em 2013 ao mesmo tempo em que o governo amplia a reforma o imposto sobre o valor agregado e reduz a carga sobre empresas pequenas reforça uma recomendação da influente Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Continua depois da publicidade

A China ainda vai divulgar uma meta oficial de crescimento para 2013, mas fontes esperam que o governo mantenha a meta de 7,5 por cento de 2012.