PIB brasileiro cresce 3,84% até o terceiro trimestre

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O IBGE divulgou hoje os números revisados do PIB referentes ao terceiro trimestre do ano. O PIB a preços de mercado foi de R$ 279,3 bilhões no trimestre, com um valor acumulado no ano de R$ 796,0 bilhões.
O PIB do terceiro trimestre apresentou variação de 4,20% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, com crescimento em todos os setores: Agropecuária (2,97%), Indústria (2,86%) e Serviços (4,02%). A diferença entre a taxa total de crescimento e as taxas dos diversos setores se deve à metodologia utilizada pelo IBGE.
No acumulado no ano, o PIB a preços de mercado apresentou variação positiva de 3,84% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado foi decorrente de crescimento na Agropecuária (3,90%), na Indústria (4,03%) e nos Serviços (3,46%). As taxas acumuladas ao longo do ano vêm sendo positivas em todos os setores desde o primeiro trimestre de 2000, o que confirma a fase de crescimento da economia iniciada no segundo trimestre de 1999. O principal destaque do período fica com o subsetor de Comunicações, que cresceu 17,12% nos três primeiros trimestres do ano.

Compartilhe