Petróleo ganha força, refletindo fracasso de diálogo nuclear com Irã

Irã impede entrada da AIEA em instalação militar suspeita de enriquecimento para fins bélicos, abrindo espaço para especulações

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (22), após o Irã desafiar a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e a comunidade internacional ao negar o acesso a uma instalação militar nas proximidades de Teerã, onde existe uma suspeita de atividades relacionadas com um programa nuclear bélico. Já os indicadores econômicos da Europa e China causaram apreensão sobre as perspectivas para o crescimento global. 

Uma missão especial de alta categoria da AIEA, liderada pelo inspetor-chefe, Herman Nackaerts, voltou nesta quarta para Viena sem realizar nenhum acordo com o governo iraniano, após dois dias de intensas negociações em Teerã. O fracasso da missão acontece em um momento de crescente tensão na disputa sobre o programa nuclear do Irã e as ameaças diretas e indiretas de Israel sobre um possível ataque aéreo contra as instalações atômicas do país. 

Diante disso, a cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 123,19 no pregão desta quarta-feira, alta de 1,24% em relação ao último fechamento. Já o contrato com vencimento em abril, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 106,28 por barril, configurando uma valorização de 0,40% frente ao fechamento anterior.

Agenda
No Velho Continente, o PMI (Purchasing Managers’ Index) caiu de 50,4 pontos no primeiro mês do ano para 49,7 neste mês, reforçando as preocupações com a economia da região.

Enquanto isso, na China, o índice PMI da produção industrial apontou avanço em fevereiro, ficando em 50,1 pontos, frente aos 47,6 registrados no mês anterior. Já o Manufacturing PMI, apesar de melhorar sobre o mês anterior, ao passar de 48,8 em janeiro para 49,7 pontod em fevereiro, continua a mostrar contração.

Já para a próxima quinta-feira os investidores aguardam os dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos. A projeção é que os estoques de petróleo do país aumentem em 1,35 milhões de barris, ou 0,4%, para 340,4 milhões na passagem semanal, indicou a média das estimativas de 10 analistas pesquisados pela agência de notícias norte-americana Bloomberg. Com esse acréscimo, os estoques irão atingir o nível mais alto desde o final de setembro do ano passado.